Visualizações

Pesquise aqui!

domingo, 15 de janeiro de 2012

José Martins, "Zezinho"

zezinho



Após 6 anos como amador, José Martins sobe oficialmente para a categoria Profissional homologado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK) e apresenta sua Color Way do novo lançamento da Hocks Footwear, o Flag, para comemorar mais este sonho realizado através de seu skate.


Há 6 anos atrás quando decidi começar na categoria amador não fazia idéia de como seria e nem do que eu tinha que fazer, apenas imaginava que tinha que andar muito mais de skate e evoluir, eu ainda morava em Birigui interior de SP, e tinha uma coisa em mente: " viver do skate", mas não sabia como, pois sabia que isso era uma coisa difícil, porque havia muitas coisas grandes por trás disso, por exemplo o mercado.

zezinho

O ano começou e eu estava disposto a fazer qualquer coisa pelo skate, fiquei sabendo que iria rolar o circuito paulista, então fiz ums corres e dei um jeito de comparecer e estrear como amador. Nesse evento rolou uma coisa muito engraçada, logo após as finais sempre rolava o best trick, e como eu não estava na final não pude participar, apenas fiquei olhando a galera andar e acertar boas manobras, e foi onde eu não aguentei e invadi a pista pra manobrar também, e aconteceu que acertei umas manobras boas e no final escolheram a minha como a melhor.

zezinho

Me chamaram e me deram a premiação como vencedor, passou um tempinho e a organização me chamou e perguntou em microfone aberto qual era o meu nome, e viram que eu nao estava entre os finalistas, disseram que eu havia fraudado e pegaram o dinheiro de volta, fiquei com muita vergonha, mas logo em seguida todo o ginásio começou a gritar o meu nome e não teve jeito, tiveram que dividir a grana comigo. A partir disso começei a ser reconhecido pela galera, na outra etapa do circuito estive presente também, mas dessa vez passei para a final e por ironia acabei ganhando novamente o best trick e aconteceu que nas duas etapas seguintes também ganhei, assim fiquei conhecido como “papa best tricks”.

zezinho

Depois disso resolvi ir sempre para São Paulo para tentar viver do skate, já tinha conhecido uma galera nos eventos, eles sempre deixavam eu ficar um tempo em suas casas, nesse tempo consegui alguns patrocínios inclusive o da HOCKS, e fiquei mais conhecido no cenário e no mercado. Comecei a filmar direto e foi onde eu lancei minha primeira vídeo parte no vídeo IDEAIS, logo após isso foram várias viagens, vários picos, campeonatos, fotos, entrevistas e aperto também, conheci vários nomes de peso nesse tempo, que inclusive me ajudam até hoje.


Algum tempo depois veio o converse my square, que foi onde fui vencedor e consegui realizar mais um do meus sonhos com o skate que era conhecer a Europa. Lá adquiri uma certa experiência encima do skate e fora dele também, amadureci ideias e a visão sobre o mercado, postura e outras coisas que cercam o esporte.


zezinho


Acredito que o skate no Brasil está em uma boa fase principalmente em relação ao mercado, pois a 5 anos atrás não se via muito amadores ganhando grana para sobreviver, viajar e construir carreira, hoje o skate está em alta, muita gente consumindo produtos e varias ações rolando, e mesmo assim muita gente não tem o retorno merecido.


Hoje chego na categoria profissional e vejo que a caminhada foi longa, dediquei 13 anos da minha vida para chegar até aqui. Espero continuar andando de skate e contribuindo para que o esporte e as marcas que nele acreditam cresça e faça disso um porto seguro para quem gosta e sonha em viver dele. Não quero ser mais um frustrado por não ter o reconhecimento merecido e sair dizendo por ai que skate não da futuro como profissão, porque pra mim está acontecendo e espero que melhore a cada dia, para poder sustentarmos nossas familias e ficarmos satisfeitos com aquilo que amamos fazer.

Fonte| Hocks